ADEPES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O facilitismo e para onde caminhamos

3 participantes

Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Seg Jun 21, 2010 3:17 pm

Muito se fala no facilitismo do nosso Ensino (especialmente o secundário). A propósito do tema, um texto de um dos melhores blogs nacionais:

http://dererummundi.blogspot.com/2010/06/ora-bolas.html

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Seg Jun 21, 2010 3:18 pm

A semana passada uma das crónicas humorísticas do Correio da Manhã apelidava a político do Ministério de política cutchi-cutchi.
Se calhar, com alguma razão

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Rita Gonçalves Seg Jun 21, 2010 3:25 pm

Como é que era aquela frase? "eu ainda sou do tempo em que depois do 8º ano se passava para o 9º ano" lol
Agora verdade seja dita, eu concordo com o artigo... Enquanto me preparava para o exame nacional de matematica, preparei-me com os exames dos anos anteriores que eram sem duvida muito mais complicados comparativamente com o que realizei no 12º. Quando terminei achei aquilo tao facil, mas tao facil, facil demais para ser verdade.
Eu não sei o que se pretende, mas questiono o que este governo quer, tanto de fala de choque tecnologico, mas acho que eles querem um choque de burrice... desculpem-me a honestidade. Cada vez menos se preparam pessoas qualificadas para o mercado de trabalho... E viva o facilitismo

Rita Gonçalves

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Seg Jun 21, 2010 4:59 pm

Há aqui vários problemas que se podem levantar. O primeiro é chegarem sem preparação nenhuma ao Ensino Superior e ou este segue também o caminho do facilitismo (confesso que a minha escola o segue, embora seja das que prepara melhores profissionais) ou os alunos chumbam repetidamente. Se opta pela primeira opção, o mercado de trabalho ou faz o mesmo ou deparam-se com o desemprego enquanto as empresas contratam estrangeiros. Se opta pela primeira, temos maus profissionais.

Resumindo, aos vários níveis temos duas más opções.

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Rita Gonçalves Qua Jun 23, 2010 1:32 pm

O grande problema é que este e outros governos se movem sobretudo á base da estatistica... Fica bem dizer-se que temos cada vez mais pessoas com um maior grau académico, mas a verdade é que cada vez temos piores profissionais, e acho que também daí, não só, advém a grande crise em que estamos metidos.

Rita Gonçalves

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Ana Jesus Qua Jun 23, 2010 2:12 pm

Temos piores profissionais, piores pessoas, piores alunos, piores cidadãos, bem, um problema que alastra porque a educação pautada pelo rigor, exigência, coerência não é feita desde que a criança nasce, e os princípios e valores pelos quais se deve caracterizar uma sociedade de partilha e de busca pelo melhor, não são apreendidos como uma das necessidades fundamentais, como alimentar-se ou respirar. Vive-se numa época em os papéis e a imagem que de mostra vale mais do que o conteúdo.

Ana Jesus

Mensagens : 130
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Rita Gonçalves Qua Jun 23, 2010 2:19 pm

Concordo contigo, Ana. Se as coisas não são exegidas em casa desde o inicio, não é a "escola" que vai colmatar essa falha. Mas agora o que não podemos deixar de criticar é o facto de a "escola" compactuar com esta situação. É necessária uma mudança de filosofia de toda a sociedade, desde os pais a todos aqueles que auxiliam no crescimento do ser humano. Não podemos continuar "calados" perantes os nossos dirigentes, quando estes paracem só querer enterrar ainda mais o nosso país!

Rita Gonçalves

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Ana Jesus Qua Jun 23, 2010 2:32 pm

O que me preocupa é que este problema é generalizado, e aposto que um professor exigente e que cumpra competentemente a sua função, tem que ouvir os alunos (que obviamente querem a papinha toda feita) a fazer os mais diversos comentários, os paizinhos vão pelo mesmo caminho, e os colegas não aceitam porque naturalmente que assim está em causa o seu profissionalismo. Como os professores são pessoas, com sentimentos, e que à partida não têm como objectivo estragar a vida aos alunos, bem pelo contrário, não aguentam tantas pressões. É desmotivamente ser criticado pelo profissionalismo, e ver os semelhantes apelidados de "bué fixes" mesmo não sendo profissionais competentes. É tudo muito complicado, e ao generalizar ainda se torna mais complexo e favorecedor de injustiças nos juízos formulados.

Ana Jesus

Mensagens : 130
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Rita Gonçalves Qua Jun 23, 2010 2:35 pm

Como referi em cima, estas atitudes começam em casa

Rita Gonçalves

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Qua Jun 23, 2010 2:36 pm

Os pais apercebem-se que estão no caminho errado quando os filhos entram na adolescência, aí é tarde,

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Ana Jesus Qua Jun 23, 2010 4:41 pm

É difícil. Os bons pais têm sempre dúvidas sobre se estão ou não a dar uma boa educação. Os bons pais também são os que mais sofrem, porque amam, e pela bem da educação têm que saber dizer "não". Os bons pais, mesmo desejando proteger avidamente os seus filhos, para que eles cresçam permitem que eles cometam e aprendam com os seus próprios erros. Os bons pais tentam dar bons exemplos. Os bons pais explicam. Os bons pais integram. Os bons pais não fecham os filhos em casa. Os maus pais, são os que fazem mal aos filhos conscientes de que realmente estão a fazer mal.

Ana Jesus

Mensagens : 130
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Qua Jun 23, 2010 5:19 pm

As faltas de respeito que se vêem nas escolas não podem ser só resultado do que se passa nas escolas.

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Ana Jesus Qua Jun 23, 2010 5:31 pm

É demais. E não se esqueçam que esses são o nosso futuro. Isso ainda me assusta mais. Vamos entrar numa espécie de canibalismo, a curto prazo!

Ana Jesus

Mensagens : 130
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Qua Jun 23, 2010 5:37 pm

Eu tenho esperança de estar enganado ou que eles até cresçam. (Agora que temos cá os do Secundário, breve vêm-nos contrariar lol)

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Ana Jesus Qua Jun 23, 2010 5:40 pm

Era bom que tivessem argumentos para tal. mas deixa estar que os do ensino superior não são melhores!

Ana Jesus

Mensagens : 130
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Nuno Carrasqueira Qua Jun 23, 2010 6:11 pm

Sim, realmente esses também estão cada vez piores...

Nuno Carrasqueira

Mensagens : 499
Data de inscrição : 19/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O facilitismo e para onde caminhamos Empty Re: O facilitismo e para onde caminhamos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos